FEBEC - Voluntários contra o câncer

Se liga nas ligas

As ações de combate ao câncer baseadas na metodologia de apoio biopsicossocial, homologada pelo Hospital Amaral Carvalho e aplicada pela FEBEC, são executadas por entidades voluntárias sediadas em mais de 50 cidades, que possuem abrangência em cerca de 200 municípios, distribuídos pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Ceará.

Para o apoio das ações biopsicossociais — que prevêem a ajuda material, nutricional e medicamentosa; facilitação ao tratamento e a hospedagem durante esse período —, as entidades voluntárias contam com apoio das iniciativas públicas e privada e realizam bazares, feiras, chás beneficentes, eventos com clubes de serviço e desportivos e associações religiosas.

Os voluntários realizam, entre outras atividades, o transporte regular dos pacientes, garantindo a continuidade e a completa condução do tratamento; doação de cestas básicas para as famílias dos pacientes e o fornecimento dos suplementos alimentares prescritos – algumas delas dispõem, inclusive, de convênios com farmácias locais, possibilitando oferecer os medicamentos necessários ao tratamento.

Outro ponto essencial do trabalho desenvolvido pela FEBEC por meio das entidades voluntárias, é realizar o acompanhamento social e psicológico dos pacientes e seus familiares, não raro, desestruturados pela doença. A operacionalização conjunta dessas ações impacta, positivamente, os índices de cura e diminuem as taxas de evasão, garantindo, por consequência, uma maior possibilidade de prognóstico de recuperação total e sobrevida.

De forma geral, todas as entidades voluntárias acompanham o paciente, tornando-se muitas vezes co-responsáveis pelo tratamento, em parceria com a família.