FEBEC - Voluntários contra o câncer

Programa Apoie a Vida

O Programa Apoie a Vida, idealizado e comandado pela FEBEC, é uma ação nacional que busca desenvolver mecanismos para combater o câncer, promover o acesso ao diagnóstico e tratamento precoces, criar agendas nacionais de educação sobre o tema, bem como assegurar a equidade no tratamento oncologico.

Seu objetivo é criar e massificar mecanismos e ações de fomento ao combate ao câncer, praticadas pela FEBEC por meio as 56 entidades voluntárias que a integram.

O programa busca também apresentar o trabalho para aqueles que não conhecem; posicionar o conceito do trabalho humanista realizado pelas entidades de combate ao câncer; sensibilizar o público para a causa defendida, além de gerar a captação de recursos que fomentarão a expansão e sistematização do atendimento das ligas de combate ao câncer.

É direcionado a, toda sociedade brasileira, em especial aos usuários dos sistemas públicos de saúde. Eventos e projetos servirão para integrar a rede de voluntários da FEBEC, bem como gerar recursos financeiros que serão revertidos para o desenvolvimento de ações voluntárias, assistenciais e educativas contra o câncer.

O Apoie a Vida possui um programa – vinculado aos recursos – de aplicação de resultados e um conjunto de programas de captação de recursos, um deles é o Circuito de Leilões FEBEC, que atualmente, seus recursos tem sido destinados à construção da Casa de Apoio Feminina do Hospital Amaral Carvalho.

A efetiva implantação do Apoie a vida é um divisor de águas na história da FEBEC. Com isso, a Federação começa um novo ciclo em sua trajetória, onde busca a expansão e massificação das suas atividades em âmbito nacional, com notória ampliação dos resultados. Os primeiros três anos, 2008 e 2010, serviram para construir uma rede social voluntária, que aplica e dissemina a metodologia de tratamento chancelada pela experiência exitosa do Hospital Amaral Carvalho de estimulo a criação de entidades voluntárias autônomas de combate ao câncer nos municípios de origem dos pacientes.